Buscar

Buscar neste site:

Ditadura derrotada, A


Autor:

Elio Gaspari

Número de páginas:

538

ISBN:

978-85-3590-428-4

Editora:

Companhia das Letras

Categoria:

Memórias da ditadura

Peso:

925 g
R$ 75,00

Em A ditadura derrotada, Elio Gaspari narra o desmonte gradual da ditadura militar empreendido por Ernesto Geisel, o Sacerdote, e Golbery do Couto e Silva, o Feiticeiro, e a grande derrota eleitoral do governo ditatorial, em 1974. A partir de exaustiva pesquisa documental, Gaspari conta como os dois generais aos poucos desmontaram a ditadura que haviam ajudado a construir.

O relato que inaugura a série O Sacerdote e o Feiticeiro vai de junho de 1971, quando um bilhete anunciava que o novo presidente seria "o Alemão", à avassaladora vitória da oposição nas eleições parlamentares de 1974. Geisel, o Sacerdote, e Golbery, o Feitceiro, atuaram juntos no comando do regime militar brasileiro e o conduziram à derrocada.

Este primeiro volume de O Sacerdote e o Feiticeiro dá seqüência a A ditadura envergonhada e A ditadura escancarada, os dois livros da série As Ilusões Armadas. A pesquisa que resultou nas duas séries começou em 1984, quando o jornalista Elio Gaspari ganhou uma bolsa de três meses do Wilson Center for International Scholars. Sua intenção era escrever um ensaio cujo título já estava definido: "Geisel e Golbery, o Sacerdote e o Feiticeiro".

Dezoito anos depois, o que era um ensaio se transformou nas séries As Ilusões Armadas e O Sacerdote e o Feiticeiro.