Buscar

Buscar neste site:

Cultura, arte e literatura – textos escolhidos


Autor:

Karl Marx e Friedrich Engels

Número de páginas:

352

ISBN:

978-85-7743-186-7

Editora:

Expressão Popular

Categoria:

Arte e Crítica

Peso:

500 g
R$ 27,00

Marx e Engels jamais se colocaram a tarefa de pensar sistematicamente a arte (isto é, de elaborar uma teoria estética sistemática).  Contudo, as obras fundacionais do materialismo histórico oferecem elementos para a constituição de uma estética embasada nas concepções teórico-metodológicas dos dois autores. Essa foi a hipótese de trabalho de dois intelectuais comunistas, que tiveram as questões literárias e artísticas como preocupação central de sua produção teórica: o russo Mikhail Lifschitz e o húngaro György Lukács.

Cultura, arte e literatura: textos escolhidos tem como base os resultados iniciais da pesquisa de textos marxianos realizada por Lifschitz no então Instituto Marx-Engels-Lenin da extinta União Soviética.  Disso resultou uma ampla antologia, com mais de duas mil páginas, formada por textos nos quais Marx e Engels abordaram a questão da cultura, da arte e da literatura, ainda que não fizessem parte de trabalhos dedicados exclusivamente a esses temas. O presente livro é constituído por uma seleção dos principais textos contidos na antologia organizada por Lifschitz. 

Em seu conjunto, os textos aqui selecionados – extratos de obras, de cartas, de manuscritos – tornam claro o ponto de vista dialético com o qual os fundadores do marxismo analisam a realidade, em particular a cultura, a arte e a literatura. Elas são analisadas como formas de expressão da consciência do homem, mostrando que, apesar de possuírem relativa autonomia de desenvolvimento, essas formas estão em íntima relação com o restante da sociedade, sobretudo com seu desenvolvimento histórico.

Nesse sentido, a divisão social do trabalho, as diferentes concepções sobre a realidade produzidas historicamente, as condições sociais que propiciaram a produção de determinadas formas artísticas etc. são temas que fundamentam o modo pelo qual  Marx e Engels compreendem a cultura, a arte e a literatura.  É a partir daí que eles irão tecer suas análises e juízos sobre a produção artística, formulando juízos sobre um amplo espectro de autores, que vai dos antigos clássicos da Grécia aos escritores do século XIX.

Cultura, arte e literatura busca oferecer a um público amplo (mas também a especialistas) um material que favoreça uma eficiente aproximação às ricas e fecundas reflexões teórico-críticas de Marx e Engels sobre esses temas, as quais, naturalmente, não se limitam aos textos aqui selecionados .