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Como o próprio título indica, Benno Sander, mais uma vez, “passeia” pela administração da educação, agora, mais especificamente, pela administração da educação em nosso país. “Passeia” porque, sem perder a profundidade, vai dando ao leitor uma visão panorâmica das teorias e práticas da administração educacional, reconstituindo-as, histórica e didaticamente, desde a colônia até a atualidade, como se seu olhar fosse um periscópio que, imerso em águas profundas, vai navegando e rastreando tudo que se passa na superfície dos acontecimentos.
Também, como o próprio subtítulo sugere, certamente inspirado em Michel Foucault, com a sua Arqueologia do saber, Benno recorre a uma outra ciência auxiliar da História e faz uma “genealogia dos saberes” administrativos educacionais que pontificaram nos diversos contextos da história da educação e do pensamento pedagógico brasileiro. E, enquanto genealogia, não se limita a descrever as práticas e teorias administrativas da educação, mas estabelece os parentescos, os nexos profundos entre elas e… não para por aí: propõe um novo paradigma para a administração da educação, o Multidimensional, que já havia anunciado em textos anteriores, na tentativa de responder aos desafios da atual complexidade dos sistemas educacionais e das correntes pedagógicas contemporâneas. É um livro de leitura obrigatória para quem trabalha com educação e, mais obrigatória ainda, para quem trabalha com administração da educação.
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