Cultura, conhecimento e currículo: contribuições da pedagogia histórico-crítica

R$59,00

A autora analisa, no primeiro capítulo, as políticas curriculares nacionais a partir da década de 1990, nas quais se expressa, com nitidez, a hegemonia das pedagogias do aprender a aprender, especialmente no que se refere à concepção relativista e fragmentadora do que seja a cultura e o conhecimento. Isso levou a autora a se deter, no segundo capítulo, nos principais aspectos do multiculturalismo no campo dos estudos sobre currículo. Os impasses gerados pela ideologia pós-moderna, da qual o multiculturalismo é expressão, não encontram solução a não ser que se adote a perspectiva materialista, histórica e dialética do processo histórico de construção da cultura. Assim, no terceiro capítulo, a autora debruça-se sobre contribuições da teoria marxista da cultura para os debates sobre: a objetividade e a historicidade dos conhecimentos, a dialética entre o relativo e o absoluto no processo histórico de permanente apropriação da realidade pelo pensamento; a dialética entre contextualização e universalidade das produções culturais; os reflexos da luta de classes nas ciências, nas artes e na filosofia; limites e possibilidades da luta pela superação da alienação etc. A perspectiva marxista fornece os fundamentos com base nos quais a autora, no quarto capítulo, aborda algumas contribuições da pedagogia histórico-crítica a uma teoria do currículo, estando, porém, consciente do caráter exploratório e introdutório de tal reflexão.

Fora de estoque

REF: Cultura, conhecimento e currículo: contribuições da pedagogia histórico-crítica Categorias: , Tag:

Autor:
Julia Malanchen

Número de páginas:
252

ISBN:
978-85-7496-369-3

Editora:
Autores Associados

ID do produto: 7374

Descrição

Informação adicional

Peso 0.250 kg