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Kit Pedagogia Socialista

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Imaginação e criação na infância (Vigotski)
Nesta publicação, o autor apresenta de forma simples e direta os resultados de vários anos de pesquisa sobre dois aspectos muito importantes da educação emancipadora: a imaginação e a criação. O primeiro que se dá por meio de combinações com base nas vivências e aprendizagens estabelecidas na vida da criança e a segunda que se dá ao colocar em andamento aquilo que foi imaginado. O amadurecimento e pleno desenvolvimento psicológico da criança se dá por meio da brincadeira, da imaginação e da criação, em cada um de suas fases, por meio do desenho, da escrita, do teatro etc.

Fundamentos da escola do trabalho (M. Pistrak)
Fundamentos da Escola do Trabalho apresenta a perspectiva da revolução soviética que decretou o fim da escola de classes em que uma minoria é formada para pensar e comandar e a maioria para ser comandada e executar ordens, e decretou a construção da Escola Única do Trabalho, em que todos serão produtores e comandantes de suas próprias vidas. Nesta edição, Pistrak define o trabalho como categoria central para a organização do trabalho educativo e apresenta outras categorias fundamentais, como atualidade, auto-organização, complexos de estudo e trabalho socialmente necessário.

Rumo ao politecnismo (Shulgin)
Este livro é uma coletânea de artigos e conferências proferidas por Viktor Nikholaevich Shulgin (1894-1965) durante sua atividade no campo educacional, nos primeiros anos após a Revolução Russa de outubro de 1917. Em suas intervenções, Shulgin discute, fundamentalmente, o conceito de “trabalho socialmente necessário” e evolui para uma discussão do conceito de politecnismo. Propõe um sistema de ensino politécnico que vai desde os anos iniciais até o ensino superior. Para ele, o conceito de trabalho socialmente necessário vai, portanto, além da articulação do ensino com o trabalho produtivo, permitindo que se pense um sistema politécnico desde a educação infantil, o que abre outras dimensões para o entendimento ampliado do trabalho como princípio educativo.

Construção da Pedagogia Socialista, A (Krupskaia)
A educação era fundamental na construção de uma nova sociedade sem classes, e a escola deveria se envolver profundamente na formação do ser humano para este processo de transformação. O desafio posto ao magistério era criar, pela sua prática, uma nova escola destinada a formar lutadores e construtores do futuro aberto pela revolução.

Escola-Comuna, A (Pistrak)
O presente livro é um documento histórico da maior importância sobre os esforços dos pioneiros da Revolução Russa de 1917 ante a colossal tarefa de recriar o seu sistema educacional. Ele fornece uma série de pistas sobre o papel da escola na formação das crianças e jovens e mostra como ela muda sua forma e seu conteúdo quando orientada pelos interesses e objetivos da classe trabalhadora: ou seja, reorganiza sua atuação para formar lutadores e construtores de uma nova sociedade.

Anton Makarenko – vida e obra (Makarenko; Cecília Luedemann)
A coletividade escolar de Makarenko foi fruto das orientações marxistas e leninistas para a educação e das experiências desenvolvidas na Colônia Gorki e na Comuna Dzerjinski, nos anos de 1920 e 1930, na Ucrânia. Entre os textos selecionados, destacam-se “Objetivos da Educação” e “Metodologia para a organização do processo educativo”, em que define suas principais teses pedagógicas e o processo de organização da escola em coletividade. Os demais textos se referem aos desafios e às tarefas concretas de educar na escola e na família, de acordo com novos princípios pedagógicos, de constituição da coletividade. Um livro para educadores populares, estudantes do ensino médio, estudantes de pedagogia e militantes sociais.

Pedagogia socialista – legado da revolução de 1917 e desafios atuais (Roseli Caldart – org.)
Os textos reunidos neste livro foram escritos a partir das exposições e discussões do Seminário, enriquecidos pelos anos de pesquisas sobre os assuntos abordados, por parte dos pesquisadores e militantes convidados para as mesas. O conjunto das abordagens ao mesmo tempo recupera as experiências do processo da revolução e faz uma análise projetiva das contradições e dos desafios de nosso tempo histórico, desde os pressupostos das conquistas revolucionárias e suas referências.

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Autor:
M. Pistrak, N. Krupskaia, V. Shulgin, Anton Makarenko, Vigostki; Roseli Caldart, Cecília Ludemann

Número de páginas:
-

ISBN:
-

Editora:
Expressão Popular

ID do produto: 48081

Descrição

 

Informação adicional

Peso 2.000 kg